Informações
Laboratório na área de dança
Presencial em São Paulo
Datas: 9, 10 e 11 de Dezembro
Hora: 18 as 21:00 horas
Acesso: Grátis e livre – não é necessária a inscrição, nem experiência prévia, basta ir ao local
Local: FUNARTE SP
Endereço: Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo
Descrição
Beatriz Falleiros pretende criar um percurso voltado à experimentação, em encontros que propõem descobrir possibilidades de movimento e de suas grafias. As grafias, para além de metodologias de ensino e de criação de danças, são caminhos chaves para adentrar o terreno subjetivo de quem move, procurando assim a cocriação de paisagens contra hegemônicas. As práticas entendem coreografia como estrutura de investigação, de material sensível para a organização de ideias em outros planos, como mapas, diagramas, cartas e imagens.
Ian Habib explorará as práticas, instruções e princípios de movimento de “transformar-se em imagem” através do que chama de “ser outros corpos” – os processos de transformação corporal guiados por imagens. Esse método abarca os procedimentos de criação, pedagogia e coreografia baseados na escrita de movimento, uma maneira de grafar, de expandir e de detalhar imagens corporais e de experimentar as qualidades suscitadas por elas. Uma das configurações dessa produção se dá através da produção de ambientes multidimensionais e transmodais onde essas poéticas encadeiam operações de movimento com cores, palavras, frases, geometrias, dentre outros.
Quem somos
Beatriz Falleiros
Artista da dança e multimídia. Possui bacharelado e licenciatura em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Dedica-se ao estudo da coreografia, investigando análise de movimento, métodos de composição coreográfica e dramaturgia em dança. Iniciou sua formação dentro das linguagens das danças urbanas, com ênfase em house dance, e participou de eventos como o IV Encontro House Dance Campinas (Campinas, SP), Rio H2K (Rio de Janeiro, RJ) e Open Extreme Brasil (Porto Alegre, RS). Internacionalmente, fez workshops de dança contemporânea, house dance e Gaga Dance na The Playground, Gibney Dance, Peridance Capezio Center e EXPG Studio (Nova York, NY). Estreou seu primeiro trabalho solo, 0-1, no Teatro do Centro da Terra, tendo passado com o projeto pelo Kasulo Espaço de Arte e pelo Centro de Referência da Dança, onde realizou uma residência.
Ian Habib
Ian Habib é artista da performance, dança, audiovisual, escrita, curadoria e pesquisa. Visiting Scholar na City University of New York (NY/EUA/2023). Autor dos livros Corpos Transformacionais (Ed. Hucitec), Performance e Teatro (Ed. SEAD/UFBA) e TRANSESPÉCIE/TRANSJARDINAGEM (Ed. O sexo da palavra). Professor formador e conteudista da Licenciatura em Teatro (UFBA/2022). Professor Colaborador da Pós-Graduação em Teatro e Educação (IFNMG/2021/2022). Doutorando em Artes Cênicas (CAPES/UFBA/CUNY). Bacharel em Teatro (UFMG/UFRGS). Mestre em Dança (CAPES/UFBA). Investiga Dança Butô, Performance e Gênero. Ganhou 13 Prêmios. Criou e dirige o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA).