AHMUTHA

Arquivo Histórico 

Transencruzilhadas da memória: Preservação das memórias transmasculinas negras brasileiras (09/12/2022)

TRANSENCRUZILHADAS DA MEMÓRIA: PRESERVAÇÃO DAS MEMÓRIAS TRANSMASCULINAS NEGRAS BRASILEIRAS

Ministrante: BRUNO SANTANA

Data: 01 DE DEZEMBRO DE 2022 17H

Inscrições: link

Este curso abordará as noções sobre processos de arquivamento de memórias transmasculinas negras brasileiras. Partilhas sobre as dificuldades, os desafios de produzir e arquivar memórias dissidentes.

Partilharei minha experiência na construção do arquivo Transencruzilhadas da Memória: termo que crio utilizando a junção das palavras trans e encruzilhadas para pensar os caminhos entre as existências trans e as ancestralidades africanas, conectadas as energias exurescas.  Trazendo a figura de exu como esse lugar central da comunicação, dos encontros, caminhos onde ocorrem as produções de vida e as revoluções.  Transencruzilhadas da memória é essa ideia da potência criadora que as identidades transmasculinas tem de tecer encontros e promover transformações no mundo através dos seus corpos transgressores. Transencrulhadas é o caminho, o ponto de partida, o lugar por onde as memórias das trasmasculinidades negras estarão sempre vivas, pulsantes e potentes.

QUEM É BRUNO SANTANA

@bruno.santana27

Bruno Santana, Licenciado em Educação Física pela (UEFS), Pós-Graduado em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela (UNILAB). Um dos organizadores e autor do livro Transmasculinidades Negras- Narrativas Plurais em Primeira Pessoa. Idealizador do arquivo Transencruzilhadas da Memória. Professor, pesquisador, poeta, escritor, nordestino e transativista negro pelos coletivos De Transs pra frente e Transbatukada.

COMO CITAR O MUTHA?

O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.