AHMUTHA

Arquivo Histórico 

Acervos MUTHAntes

A Performance é paisagem radical para arquivo vivo trans. (HABIB, 2021)

Os Acervos MUTHANTES são produções experimentais, criativas e memoriais do próprio museu, que incluem intangíveis (performances, manifestações populares, outras) e obras de arte.

Você já pensou em ter suas memórias em um museu, sendo valorizadas, preservadas e difundidas por tempo indeterminado?

Se você fosse enviar algum item para um museu, o que seria? 

E como você desejaria que ele fosse exibido e salvaguardado? 

E aquelas memórias selvagens, que recusam presentificações em materialidades, como podem ser musealizadas e arquivadas? 

Já se imaginou existindo no futuro?

Uma peça de roupa, uma prótese, um objeto de decoração, um brinquedo de infância, uma fotografia familiar, uma parte do seu corpo, um objeto abandonado, um documento, parte do seu lixo, o que nunca teve nenhuma importância, o que não se arquiva, o invisível, objetos e elementos rituais, uma ação, gesto ou movimento, a mesa que você acabou de montar, um poema que nunca aprovaram em nenhum concurso e que bom, um outro ser vivo importante que te acompanhou em inúmeras das suas transições de vida, aquele momento em que nada mais faz sentido, algo que daqui a alguns momentos nem mais existirá como existe agora, aquilo que é temido, todas as coisas que provocam exuberância, asco, abjeção, tristeza, excitação, coragem, riso, empatia, tranquilidade, mistério, liberdade, vida… o inusitado.

Este acervo instiga você a performar, experimentar, produzir, difundir e curar suas memórias, só mais uma forma possível de partilhar práticas de cuidado, processos de cura e vida.

COMO CITAR O MUTHA?

O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.