AHMUTHA

Arquivo Histórico 

Transjardinagem: Performance como paisagem radical para arquivo vivo trans (12/12/2022)

Curso – TRANSJARDINAGEM: PERFORMANCE COMO PAISAGEM RADICAL PARA ARQUIVO VIVO TRANS

Ministrante: Ian Habib

Data: 12 DE DEZEMBRO DE 2022 19H

Inscrições: link

Este curso visa introduzir os conteúdos e modos de funcionamento do Arquivo Histórico MUTHA à população e apresentar a metodologia da Transjardinagem, utilizada no Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA). Será explorada a forma com que a Transjardinagem pode nos permitir lançar foco sobre campos importantes nas discussões de performatividades e modos de ser e criar, como 1) a importância da Performance e suas paisagens radicais na formação de arquivo vivo trans, 2) a necessidade de escrita histórica corpo e gênero variante e 3) o papel da transformação corporal na desarticulação do ódio destinado a pessoas trans através de imagens metamórficas. Por meio de tal metodologia, serão analisados dois documentos, um de 1897 e um de 1939, duas ocorrências envolvendo pessoas gênero inconformes AFAB (assigned female at birth). Outro tema central à criação de arquivo trans é o papel da Transtemporalidade (HABIB, 2021) na historicização da cisgeneridade, na contestação histórica e na interrogação das atribuições cisheteronormativas de anacronismos ao pensamento trans. Mostrarei que a invenção, o deboche e a radicalidade na Performance são forças agentivas de corte anti-colonial às tentativas cisheteronormativas, brancas e capazes de reiteração de domínio epistêmico sobre Arquivos.

QUEM É IAN HABIB

Ian Habib é artista da performance, dança, audiovisual, escrita, curadoria e pesquisa. Autor dos livros Corpos Transformacionais (Ed. Hucitec) e Performance e Teatro (Ed. SEAD/UFBA). Bacharel em Teatro (UFMG/UFRGS), com o projeto Corpo-Catástrofe. Mestre em Dança (CAPES/UFBA). Doutorando em Artes Cênicas (CAPES/UFBA). Professor formador e conteudista da Licenciatura em Teatro (UFBA/2022). Professor Colaborador da Pós-Graduação em Teatro e Educação (IFNMG/2021/2022). Licenciando em Teatro (UFBA). Investiga Dança Butô, Performance e Gênero, com ênfase nas poéticas e políticas das transformações corporais e alterações dos estados da matéria, através de estudos sobre processos de cura, êxtase, memória, ritualidade, xamanismo e criação de seres e mundos. Cocoordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo do grupo de pesquisa NuCus (POSCULT/UFBA). Cofundou o Desmonte Seminário e o ABCDário Desmonte.

COMO CITAR O MUTHA?

O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.