Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Acervo
Acervos Transcestrais
Número de Tombo
149
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0149
Objeto
Fotografia Digital
Título
Taya e Lua no aniversário da Khadja
Autoria
Desconhecida. ”Eu tenho confiança que é uma pessoa, que é a Fabi, mas eu não tenho certeza.” (Lua Stabile, Acervos Transcestrais, 2024)
Identidade e Subjetivação
Descrição Intrínseca
Fotografia digital colorida de Taya Carneiro, uma jovem branca segurando uma maçã do amor em um palito. Ela olha para o lado esquerdo e sorri. Usa uma camiseta em desenhos abstratos coloridos em muitas cores. Seus cabelos são castanhos claros e ondulados, usa piercing no septo nasal e óculos em armação marrom. Na direita há uma árvore e no fundo há o rosto e parte do corpo de Lua Stabile, pessoa jovem e branca com um lenço laranja e branco no pescoço.
Dimensões
612 x 678 pixels
Material
Digital
Origem
Parque da Cidade/Brasília/DF
Procedência
Brasília, DF
Observações
Não
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Lua Stabile
Data de Aquisição
outubro 15, 2024
Estado de Conservação
Bom
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“Nossa, aqui era nos primórdios dos primórdios. A gente tava bem no início da transição aqui. E ela tá belíssima. [...] no Parque da Cidade. E é engraçado porque hoje em dia essas árvores não existem mais também aqui no parque porque uma pessoa morreu lá embaixo depois. [...] Na época de piquenique, assim, o pessoal ia fazer piquenique no parque. E era isso, sim. [...] Era o aniversário da Khadija, que é filha do Fábio Mesquita e da Fabi. Que é um casal que era muito amigo nosso. E a Khadija era uma criança assim, é uma pessoa maravilhosa, né? E na época ela era criança, era incrível, assim, porque ela... Enfim, na época a gente tava transicionando. [Inaudível] Apoiava a gente, e é engraçado, assim, a gente tinha essa relação assim nova, né? E diferente do que acontece, né? Com as pessoas trans que geralmente as famílias não querem. Principalmente nesse processo de transição, assim, né? Que a gente tá toda queerzona. E as famílias não querem que a gente perde as crianças, né? Geralmente, né? Infelizmente. E aí era muito legal, assim, ter esse apoio da Fabi, do Fábio. E aí ter essa relação com a Khadija na época. E era bem legal. E aí era o aniversário dela.” (Lua Stabile, Acervos Transcestrais, 2024)
Período
2016
Referências Bibliográficas
Não
Exposições
Não
Publicações
Redes Socias Lua Stabile e Taya Carneiro (Instagram)
Restauro
Não
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção das coleções pertencentes ao eixo temático Acervos Transcestrais, contemplada por meio do edital Funarte Retomada Ações Continuadas - Espaços Artísticos 2023.
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Registrado por
Beatriz Falleiros | Ian Habib | Mayara Lacal
Data de Registro
fevereiro 27, 2025