Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Acervo
Acervos Transcestrais
Número de Tombo
176
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AT.DC.2024.0176
Objeto
Fotografia Digital
Título
A tua presença é luz e força
Autoria
Izie Abbamonte
Identidade e Subjetivação
20 de Maio de 1996 (Demétrio Campos) | Afro-Indígena (Demétrio Campos) | Homem Transmasculino (Demétrio Campos) | Ivoni Campos: “Primeiro transmasculino quilombola do Brasil, pesquisei e não localizei outros” | Macaé/Rio de Janeiro (Demétrio Campos) | Quilombola (Demétrio Campos)
Descrição Intrínseca
Fotografia colorida de um quadro com moldura preta. Traços de pincel marcam a tela com a cor amarela ao redor da figura central, que é um corpo negro de uma pessoa transmasculina, com cabelo black, sem camiseta, usando origemuma calça vermelha. Não há detalhes bem delimitados, como olhos. Sentado, ele repousa seu braço direito sobre a cabeça e o direito no joelho.
Dimensões
960x1280
Material
Digital
Origem
São Paulo, São Paulo
Procedência
Tamoios (Terra Indígena e Quilombola)/Cabo Frio/RJ
Observações
Informações Técnicas:
Tamanho: A4, 210 x 297 cm, emoldurada
Técnica: Pintura acrílica
Material: Tinta acrílico sobre papel canson
Texto da campanha:
“Vaquinha criada em: 23/03/2023
O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) vem, através desse financiamento coletivo, solicitar doações para a rifa de uma obra artística feita por Izie Abbamonte em homenagem póstuma a Demétrio Campos.
Doe escolha um número de 1 a 200. Envie por aqui ou @muthabrasil ou muthabrasil@gmail.com sua escolha!
A obra foi doada por Izie à Ivoni Campos, mãe de Demétrio.
O valor do financiamento coletivo será distribuído da seguinte forma:
5000 reais (menos os custos de venda de obras) serão destinados à Ivoni Campos, mãe de Demétrio Campos, para a cremação dos restos mortais do Demétrio.
Caixa para a Retirada dos ossos.
Funerária
Transporte
Pagamento do coveiro
Auxiliar de necropsia para acompanhar exumação.
Pagamento da cremação que será em outra cidade, já que a cidade de Ivoni não possui este serviço.
INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA
Artista: Izie abbamonte
IG: https://instagram.com/izie_tatu
Tamanho da Obra: 210 x 297
Material: Feito em papel A4 e emoldurado
Justificativa de aquisição: Esta pintura foi feita por Izie em Maio de 2020, dias depois da morte do Deme. Izie fez em homenagem ao Demétrio.
Demétrio deixou um diário pedindo para ser cremado, infelizmente quem tratou do enterro Foram parentes eu mãe não tive condições psicológicas.
O cemitério atualmente onde ele está enterrado é coletivo por se tratar de um cemitério Quilombola.
Demétrio pediu que suas cinzas fossem jogadas na pedra da Prainha e outra metade no morro são João, onde ele ficava horas olhando o por do sol.
RECOMPENSAS
Doação acima de 500 reais
Acesso ao espaço restrito do museu por tempo a combinar
01 Post de agradecimento no feed do museu
01 Marketing no feed do museu
Doação de até 100 reais
Curso Estudos Trans com Ian Habib
“Que Todas pessoas travestis e trans sejam respeitadas em vida e que após a morte essas pessoas tenham direito como qualquer cidadão de ser respeitado pelo seu Nome.” Ivoni Campos
“Que todas as pessoas trans possam ter o direito à memória.” Ian Habib”
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Ivoni Campos
Data de Aquisição
janeiro 1, 2025
Estado de Conservação
Bom
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“Vi Demetrio uma única vez na minha vida, apenas. Não o conhecia com profundidade, tão pouco intimidade, o conheci por conta de um amigo que me convidou pra ir a primeira Marcha Trans de São Paulo. Foi lá que eu vi Demetrio Campos pela primeira vez e nunca mais me esqueci dele. Sua vivacidade, dança e alegria me contagiaram e me senti mais vivo com a sua presença naquele dia. Demetrio me marcou em vida, e com sua partida nos ensinou a resistir. Por gratidão a sua existência e resistência, registrei em pinceladas a força e alegria que Demetrio naturalmente semeava nos corações de todes. Dedico a Ivoni Campos e a Demetrio Campos essa pintura, para que sua vida marque e siga marcando muitas outras e floresça em muitos outros corações.
Demetrio Campos Vive.” (Izie Abbamonte, Acervos Transcestrais, 2024)
“A obra foi doada a Ivoni Campos para ser sorteada como prêmio na campanha ‘Cremação e Memória museal de Demétrio Campos’ do site Vakinha.com.br, feita pelo Museu Transgênero de História e Arte em parceria com Ivoni. A campanha teve como objetivo cremar Demétrio Campos e começar uma parceria de construção de sua coleção no MUTHA.” (Ian Habib, Acervos Transcestrais, 2024).
Período
12 de Julho de 2020
Referências Bibliográficas
Não
Exposições
Não
Publicações
Redes sociais - Ivoni Campos e MUTHA.
Restauro
Não
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção das coleções pertencentes ao eixo temático Acervos Transcestrais, contemplada por meio do edital Funarte Retomada Ações Continuadas - Espaços Artísticos 2023.
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Observações
Natural de São Paulo, Izie Abbamonte de 26 anos, é artista plástico e visual, percorrendo técnicas como gravura, pintura, desenho, escultura e tatuagem, seu trabalho realça a beleza e a resistencia da existencia LGBTQIAPN+, através de um olhar sensível que capta as minuciosas e intermináveis nuances do “ser” humano. (Izie Abbamonte)
Registrado por
Ian Habib | Mayara Lacal | Beatriz Falleiros
Data de Registro
fevereiro 19, 2025