Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Acervo
Acervos Transcestrais
Número de Tombo
179
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AT.DC.2024.0179
Objeto
Pintura e desenho digitalizada
Título
S/ Título - Coleção "Dinastinae"
Autoria
Noah Cidreira Ribeiro e Azriel Lemos Lima
Identidade e Subjetivação
20 de Maio de 1996 (Demétrio Campos) | 24/08/1992 (Noah Cidreira Ribeiro) | Afro-Indígena (Demétrio Campos) | Artista (Noah Cidreira Ribeiro) | Homem Transmasculino (Demétrio Campos) | Intersexo (Noah Cidreira Ribeiro) | Ivoni Campos: “Primeiro transmasculino quilombola do Brasil, pesquisei e não localizei outros” | Macaé/Rio de Janeiro (Demétrio Campos) | PCD (Noah Cidreira Ribeiro) | Quilombola (Demétrio Campos)
Descrição Intrínseca
Fotografia colorida de um desenho feito com caneta e aquarela. Desenhos com caneta de tinta dourada cobrem o papel manchado de aquarela rosa. Os desenhos mostram o universo com diversos planetas, formas abstratas espiralares, estrelas pontilhadas e objetos circulares com indicação de movimento, feita através de riscos.
Dimensões
1280x836
Material
Digital
Origem
Salvador, Bahia
Procedência
Tamoios (Terra Indígena e Quilombola)/Cabo Frio/RJ
Observações
Informações Técnicas:
Material: Papel Canson 170g Creme
Tamanho: 42 x 60 cm (A4)
Técnicas: Aquarela e Caneta Nanquim
Material: Canva
Técnica: Aquarela e bordado com contas de vidro
O casal de artistas começou a intervir no trabalho um do outro em 2020 e desde então, percebe-se uma grande influência da estética de ambos em suas obras mais recentes. Amigos desde 2014, trabalham com temas similares, tais como: memórias de infância, corpo e identidade, escrita e espiritualidade.
A série retrata relações trans centradas de forma subjetiva, com influências do surrealismo e de artistas como Hilma Af Klint e Rupert Spira e utiliza a linha, como condutora de narrativas circulares que retratam a sexualidade, a natureza e o hibridismo entre as coisas vivas.
Texto da campanha:
“Vaquinha criada em: 23/03/2023
O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) vem, através desse financiamento coletivo, solicitar doações para a rifa de uma obra artística feita por Izie Abbamonte em homenagem póstuma a Demétrio Campos.
Doe escolha um número de 1 a 200. Envie por aqui ou @muthabrasil ou muthabrasil@gmail.com sua escolha!
A obra foi doada por Izie à Ivoni Campos, mãe de Demétrio.
O valor do financiamento coletivo será distribuído da seguinte forma:
5000 reais (menos os custos de venda de obras) serão destinados à Ivoni Campos, mãe de Demétrio Campos, para a cremação dos restos mortais do Demétrio.
Caixa para a Retirada dos ossos.
Funerária
Transporte
Pagamento do coveiro
Auxiliar de necropsia para acompanhar exumação.
Pagamento da cremação que será em outra cidade, já que a cidade de Ivoni não possui este serviço.
INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA
Artista: Izie abbamonte
IG: https://instagram.com/izie_tatu
Tamanho da Obra: 210 x 297
Material: Feito em papel A4 e emoldurado
Justificativa de aquisição: Esta pintura foi feita por Izie em Maio de 2020, dias depois da morte do Deme. Izie fez em homenagem ao Demétrio.
Demétrio deixou um diário pedindo para ser cremado, infelizmente quem tratou do enterro Foram parentes eu mãe não tive condições psicológicas.
O cemitério atualmente onde ele está enterrado é coletivo por se tratar de um cemitério Quilombola.
Demétrio pediu que suas cinzas fossem jogadas na pedra da Prainha e outra metade no morro são João, onde ele ficava horas olhando o por do sol.
RECOMPENSAS
Doação acima de 500 reais
Acesso ao espaço restrito do museu por tempo a combinar
01 Post de agradecimento no feed do museu
01 Marketing no feed do museu
Doação de até 100 reais
Curso Estudos Trans com Ian Habib
“Que Todas pessoas travestis e trans sejam respeitadas em vida e que após a morte essas pessoas tenham direito como qualquer cidadão de ser respeitado pelo seu Nome.” Ivoni Campos
“Que todas as pessoas trans possam ter o direito à memória.” Ian Habib”
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Azriel Lima, Noah Ribeiro e Ivoni Campos
Data de Aquisição
outubro 15, 2024
Estado de Conservação
Bom
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“A obra foi doada a Ivoni Campos para ser sorteada como prêmio na campanha ‘Cremação e Memória museal de Demétrio Campos’ do site Vakinha.com.br, feita pelo Museu Transgênero de História e Arte em parceria com Ivoni. A campanha teve como objetivo cremar Demétrio Campos e começar uma parceria de construção de sua coleção no MUTHA” (Ian Habib, Acervos Transcestrais, 2024).
Período
2021
Referências Bibliográficas
Não
Exposições
Composta de cinco obras, esta série esteve em exposição em Salvador durante todo o ano de 2024, sob a tutela do atelier colaborativo de arte e mobiliário Dinastine, no bairro Santo Antônio Além do Carmo. Anteriormente, a mesma série fez parte do coletivo de arte 40 Antenas, sediado em Brasília, e da mostra TransParente, ocorrida no Shopping CasaPark em 2021. Os originais das pinturas, assinadas por Noah C. Ribeiro, foram adquiridos pelo colecionador de arte Fernando Bueno e integram seu acervo de obras contemporâneas de artistas do cerrado.
Publicações
Não
Restauro
Não
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção das coleções pertencentes ao eixo temático Acervos Transcestrais, contemplada por meio do edital Funarte Retomada Ações Continuadas - Espaços Artísticos 2023.
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Observações
Noah Cidreira Ribeiro é artista plástico e recebeu o título de Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília (UNB) em 2019, onde lecionou como professor de Teoria Crítica e História da Arte. Atualmente Noah cursa doutorado no programa multidisciplinar de pós-graduação em Cultura e Sociedade no Instituto de Humanidades Arte e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu trabalho amadureceu com influências do expressionismo e do surrealismo, levando-o a se interessar pelas temáticas que circundam a identidade, a mortalidade e a memória. Realizou, ao longo da sua carreira, 35 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior e sua obra consta em diversos acervos. (Noah Cideira Ribeiro)
Azriel Lima, nascido em Brasília em 10 de agosto de 1992, destacou-se desde a infância nas artes, incluindo música e literatura. Formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, Azriel participou de diversas mostras coletivas, expôs nas galerias "The Curators" "A Pilastra" e "Piloto", Em Brasília, Fez parte da mostra "Trans-pa-rente" no CasaPark e expôs na galeria "O Lugar" de arte contemporânea, no Rio de Janeiro. Atualmente, reside em Salvador com seu companheiro Noah. (Azriel Lima)
Registrado por
Ian Habib | Mayara Lacal | Beatriz Falleiros | Mayara Lacal | Beatriz Falleiros
Data de Registro
fevereiro 19, 2025