Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Acervo
Acervos Transcestrais
Número de Tombo
96
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AT.JN.2024.0096
Objeto
Fotografia Digital
Título
Gerações de Mascucetas
Autoria
Mascucetas
Identidade e Subjetivação
03/05/1991 (Jomaka) | Belo Horizonte (Jomaka) | Intersexo (Jomaka) | Transhomem (João W. Nery) | Transmasculine (Jomaka)
Descrição Intrínseca
Fotografia colorida. João W Nery, um homem branco de chapéu marrom, óculos de grau e cavanhaque, sorri posando para foto. Ele usa uma camiseta branca com um desenho de um mascuceta, um corpo trans sem camisa, em contorno preto, e a escrita "#mascuceta#”. Ao seu lado, Jomaka, um jovem branco de cabelos curtos preto, veste uma camiseta preta com uma estampa de faixa vermelha com a escrita "@mascuceta” e sorri. Eles se abraçam em pé posando para foto em um fundo de parede amarela.
Dimensões
3024x4032
Material
Digital
Origem
Belo Horizonte
Procedência
Belo Horizonte
Observações
Não
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Jomaka
Data de Aquisição
outubro 15, 2024
Estado de Conservação
Bom
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“Essa foto foi no mesmo dia. E essa blusa aí que ele tá vestindo, a gente deu ele de presente. Tá escrito Mascucetas. Essa blusa é da... Duma série de camisas que a Academia Transliterária produziu. E a gente levou ela de presente para ele. Ele trocou de roupa na hora. E essa que eu to usando era da banda. Ele não conhecia (mascucetas). A gente tocou para ele. Tem um vídeo incrível dele, da gente tocando. [...] Isso aí foi no final. A gente já tinha almoçado, já tava quase indo embora. Aí a gente foi pra uma área externa do prédio pra fazer essas fotos.Ah, ele falou que... Ele contou um pouco da história, né? E ele menciona que a diferença que a gente tinha que lembrar é que na época dele ele estava mais sozinho mesmo do que a gente está agora. Por isso que é importante a gente, né? Se agrupar, estar com os nossos pares, porque a gente consegue mais essas trocas, coisas que ele não teve. Acho que essa foi a principal diferença apontada, assim, por ele, né? Deixa eu lembrar. É, ele falou também que a gente precisava discutir nossas pautas mais recortadas também, porque às vezes a gente fala pessoas trans e às vezes cai muito nas pautas das mulheres trans, das travestis, e a gente, né, fica mais apagado também. Então ele reforçou a importância da gente sempre levantar a nossa bandeira, mesmo que junto das travestis, mas assim, sempre recortar as nossas pautas. Lembro bem dele falando isso. [...] Ah, eu achei bonitinho, porque ele estava super à vontade com a gente dentro de casa e ele tava sem chapéu. E aí, na hora que foi lá fora para a gente se montar, ele quis por, porque ele perdeu o cabelo e ele falava que se achava mais bonito com esse chapéu aí. Aí ele se montou todo, se arrumou assim, para poder fazer as fotos. É bonitinho, né, tipo assim? O negócio mais dele, impossível, né? Não gostava muito de aparecer careca. É, ele falou não, a gente, né? Com a roupa, tal, “vou pôr meu chapéu”.” (Jomaka, Acervos Transcestrais, 2024).
Período
Entre os anos de 2018 e 2019
Referências Bibliográficas
Mascucetas e Academia Transliterária.
Objetos associados
MUTHA.AH.AD.AT.JN.2024.0095, MUTHA.AH.AD.AT.JN.2024.0098
Exposições
Não
Publicações
Redes Socias de Jomaka
Restauro
Extensão “.heic” transformada para “.jpg” no arquivo bruto - Responsável técnico Ian Habib (20/02/2025)
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção das coleções pertencentes ao eixo temático Acervos Transcestrais, contemplada por meio do edital Funarte Retomada Ações Continuadas - Espaços Artísticos 2023
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Registrado por
Ian Habib | Beatriz Falleiros | Mayara Lacal
Data de Registro
fevereiro 20, 2025