Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Número de Tombo
75
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AV.KZ.2022.0075
Objeto
Fotografia analógica digitalizada
Título
Amor
Autoria
Jéssica “A Jéssica era menina que morava aí nesse prédio [...] ela era dominicana [...] Ela era casada com um alemão” (Karla Zhand, Arquivo Vivo, 2022)
Identidade e Subjetivação
Bahia | Brasil | Espírito Santo | Mulher Trans | negra | Nordeste | preta | Salvador | Sooretama | Sudeste
Descrição Intrínseca
Fotografia analógica digitalizada de Karla Zhand com uma criança. Karla está usando uma camiseta branca e tem o cabelo curto. A criança usa uma camiseta vermelha do Taz Mania. Atrás de Karla, é possível ver um gramado e algumas folhagens de jardim. Não há marcas visíveis na foto.
Dimensões
1280 x 762 (92,1 kb)
Material
Digital
Origem
Bienne/Suíça
Procedência
Salvador/Bahia
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Karla Zhand
Data de Aquisição
fevereiro 15, 2022
Estado de Conservação
Regular
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“Eu amava o Yuri. [...] É, por isso que eu botei o nome do meu cachorro Yuri, eu... é… esse é o segundo cachorro que chama Yuri, porque é... ele era Yuri Radone [...] O a… a... mãe dele saiu pra trabalhar [..] Ai é a gente ficava sozinho em casa, aí eu pegava ele e dizia Yuri vamo dá uma voltinha lá no parque, vamo vê como é que tá o dia, aí a gente saia é ali por volta é da… da... do prédio que ficava o parque, dava uma voltinha, depois eu voltava pra casa com ele e dava... o... o lanchinho, e quando for a hora do almoço eu dava o almoço, depois ele ia dormir e eu ia ver tv. [...] Ele me chamava de titia. [...] Tinha descolorido [o cabelo], porque na... na verdade é… eu tinha que passar por uma coisa que eu não era, aí pra poder é... eu me casar é... eu tinha que assumir um papel que eu não era. [... ]Aí é já no final de noventa e nove. [...] a Jéssica era só uma vizinha que a gente é... se encontrava a gente ia no mercado junto, eu entendia o… o portunhol dela né, e a gente conversava, ela falava é... é… é... da cidade é que ela gostava porque que ela foi... aí perguntei porque que ela foi morar lá, aí ela falou porque conheceu o marido dela e foi pra uma viagem de férias ai se conheceram e ela pegou deixou a família toda e foi morar lá em Bienne aí a gente só conversava besteira, sobre família. [...] Foi em Bienne. [...] é passeava em volta do prédio ia no parquinho, dava o lanchinho ele ia dormir eu ia ver tv, porque não tinha mais nada pra fazer.” (Karla Zhand, Arquivo Vivo, 2022)
Período
1999, verão europeu.
Exposições
Exposição virtual Arquivo Vivo no Museu Transgênero de História e Arte - Mutha, abertura 02 de março de 2022, longa duração, apoio do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão PABB) via Lei Aldir Blanc redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção da Exposição virtual Arquivo Vivo, apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão PABB) via Lei Aldir Blanc redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - MUTHA, para a construção das coleções e catalogação de itens do Arquivo Vivo/AHMUTHA (2022), apoio financeiro FUNDOELAS+ Edital Mulheres em Movimento 2021: fortalecendo a solidariedade e a confiança; EDITAL PROAC Nº 28/2021 – MUSEUS E ACERVOS/REFORMA/AMPLIAÇÃO/MODERNIZAÇÃO Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Registrado por
Ian Habib | Juno Nedel | Mayara Lacal
Data de Registro
fevereiro 20, 2022