Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Número de Tombo
87
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AV.KZ.2022.0087
Objeto
Fotografia analógica digitalizada.
Título
Ativismo.
Autoria
Michele Marie (ex-presidenta ATRAS) (em memória) “Quem tirou a foto aí foi a Michelle Marie, que já está lá em cima.” (Karla Zhand, Arquivo Vivo, 2022)
Identidade e Subjetivação
Bahia | Brasil | Espírito Santo | Mulher Trans | negra | Nordeste | preta | Salvador | Sooretama | Sudeste
Descrição Intrínseca
Foto analógica digitalizada de um grupo de seis pessoas no que aparenta ser uma manifestação ou parada do orgulho LGBTQIA+. As pessoas vestem roupas de clima quente e sorriem na direção da foto. Elas carregam uma placa alaranjada escrito “Associação de Travestis de Salvador - estamos aqui!”. Atrás delas, é possível ver uma aglomeração de pessoas e um pedaço de céu ensolarado.
Dimensões
1280 x 874 (100 kb)
Material
Digital
Origem
Salvador/Bahia
Procedência
Salvador/Bahia
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Karla Zhand
Data de Aquisição
fevereiro 15, 2022
Estado de Conservação
Regular
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“Aqui era nossa primeira é... é... manifestação né é da Associação de Travestis de Salvador que era a Atras, aqui deixa eu ver é… que eu me lembro de algumas aqui tem a Paloma, aqui tem a Lena, aqui tem a Keila, eu e a Silvinha Dallas também que hoje é... mulher trans transplantada, né. [...] Fez... fez é vagina e aqui se não me engano, deixa eu ver o... o... aproximar mais, não me lembro quem é se é o Javier que tá com chapéu ou se é uma bixa gay. [...] aqui é Lena, é Lena Junqueira que é uma é... é uma... costureira e estilista. [...] Todas viva. [...] É porque a estimativa de vida de uma mulher trans, de uma travesti é de 35 anos e estamos passando disso né, eu já vou pro cinco ponto seis, a Keila cinco ponto sete, a Paloma cinco ponto quatro, a Lena cinco ponto cinco é…[...] A Silvinha Dallas cinquenta e um. [...] Quem tirou a foto aí foi a Michelle Marie, que já está lá em cima. [...] Era uma travesti. [...] Michelle Marie, é... ela foi presidente da Atras, ai como é... como é... é presidenta. [...] eu não sei se foi é... noventa e um ou oitenta e nove. [...] Aí é... é... era um dia que a gente é... ia fazer protesto porque a polícia bateu em alguma é... travesti e que a [inaudível] espancou, levou presa, aí a gente ia é pra... rua pedir justiça, daí não adiantava nada que eles continuava batendo continuava é... desrespeitando, não respeitava né aí a gente ia fazia aqui é como se fosse um dia da parada, da parada que não existia trio elétrico, não existia nada. Aí era um dia de reivindicação como se fosse uma Parada Gay de Salvador. [...] como é a de hoje que a parada de hoje é mais pra festa não é pra reivindicar não é pra ativismo não é pra... pra nada é só pra festa. [...] Eu gosto do ativismo e da militância eu não gosto de festa é... é... é... festa eu curtia muito quando eu tinha dos meus dezesseis anos até os meus vinte e seis, depois eu cansei meu marido ele.. ele até chega a ficar aqui irritado porque eu não vou pra boate, o único lugar mais que eu vou é a praia e pronto, aí tem show eu nao quero ir, se tem é carnaval eu não quero ir... [inaudível] mas acho que essa minha época já passou. [...] eu tô mais caseira.” (Karla Zhand, Arquivo Vivo, 2022)
Período
entre 1989 e 1991.
Exposições
Exposição virtual Arquivo Vivo no Museu Transgênero de História e Arte - Mutha, abertura 02 de março de 2022, longa duração, apoio do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão PABB) via Lei Aldir Blanc redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção da Exposição virtual Arquivo Vivo, apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão PABB) via Lei Aldir Blanc redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - MUTHA, para a construção das coleções e catalogação de itens do Arquivo Vivo/AHMUTHA (2022), apoio financeiro FUNDOELAS+ Edital Mulheres em Movimento 2021: fortalecendo a solidariedade e a confiança; EDITAL PROAC Nº 28/2021 – MUSEUS E ACERVOS/REFORMA/AMPLIAÇÃO/MODERNIZAÇÃO Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Registrado por
Ian Habib | Juno Nedel | Mayara Lacal
Data de Registro
fevereiro 20, 2022