Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Acervo
Acervos Transcestrais
Número de Tombo
191
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AT.MA.2024.0191
Objeto
Fotografia Digital
Título
Amor
Autoria
Curimatã Oliveira
Identidade e Subjetivação
Atriz (Maria Antonia) | Barra do Ceará (Maria Antonia) | Cantora (Maria Antonia) | Preta (Maria Antonia) | Travesti (Maria Antonia)
Descrição Intrínseca
Fotografia colorida de Maria Antonia, uma pessoa negra de cabelos curtos, com as costas nuas, está deitada sobre um colchão azul estampado em formas abstratas amarelas, e sorri. Ela acaricia um cachorro de tom caramelo, que está sentado em sua frente com a boca aberta. Ao fundo, o piso cinza do chão é aparente, de azulejos, e destacando um móvel vermelho que aparece parcialmente na imagem.
Dimensões
3000x2278
Material
Digital
Origem
Casa da sala de Maria Antonia, Vicente Pizon, Fortaleza, Ceará
Procedência
Fortaleza/Ceará
Observações
Não
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Curimatã Oliveira
Data de Aquisição
janeiro 1, 2025
Estado de Conservação
Bom
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“É... Esse dia foi um dia muito bom. Eu não sei se foi um domingo ou um sábado, que eram dias que a gente conseguia ficar mais junto, né? E aí... Nesse dia a gente devia ter comido alguma coisa e tinha um colchão, né? Na sala. E a gente ficava vendo vídeos. Tipo... A gente assistiu quase o show inteiro da Aline, que era esse dia. Ficou lá, deitado no chão. E a Simone, que na hora tava perto, que é essa cachorrinha também. E aí eu acho que esse processo de lembrança também vai pra Simone, porque Simone faleceu agora recentemente também, a cachorrinha. Então, são... São dois. Por isso que eu também coloquei amor, porque eu acho que são duas lembranças que vão ficar aí. [...] As meninas, elas moravam todas juntas. Era, ela, a irmã dela. Não tinha outras pessoas, né? Que moravam juntos. A Simone era de uma dessas pessoas. Só que aí todo mundo cuidava, né? Tinha a Simone, a Keune, que a Keune era da Maria. E a Melzinha, que era outra cachorrinha também, a mais velhinha. E aí são elas três. Ah, e a Simone foi a que faleceu recentemente. E a Keune, que é dela, ainda tá viva. Ah, só que eu fui muito feliz, assim. [Risos].” (Curimatã Oliveira, Acervos Transcestrais, 2024)
Período
Entre julho e agosto 2022
Referências Bibliográficas
Não
Exposições
Não
Publicações
Redes Sociais Curimatã Oliveira
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção das coleções pertencentes ao eixo temático Acervos Transcestrais, contemplada por meio do edital Funarte Retomada Ações Continuadas - Espaços Artísticos 2023.
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Data de Registro
fevereiro 20, 2025
Registrado por
Beatriz Falleiros | Ian Habib | Mayara Lacal