Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Acervo
Acervos Transcestrais
Número de Tombo
190
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AT.MA.2024.0190
Objeto
Fotografia Digital
Título
Encontro do Abraço
Autoria
Manu (irmã de Maria Antonia)
Descrição Intrínseca
Fotografia colorida. Em primeiro plano, duas pessoas se abraçam com um sorriso no rosto. Uma delas é Curimatã Oliveira, pessoa de pele clara com cabelos loiros descoloridos, usa uma blusa preta sem mangas e é envolvida no abraço de Maria Antonia, à sua direita. Maria Antonia é negra, usa um turbante com estampas afro, usa uma blusa de alça preta e uma calça cinza. Ao fundo, um banner grande de programação com a inscrição “Agosto de 2022”. No fundo, há uma porta aberta escrita “Teatro Dragão do Mar”.
Dimensões
3000x1855
Material
Digital
Origem
Cinema Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará
Procedência
Fortaleza/Ceará
Observações
Não
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Curimatã Oliveira
Data de Aquisição
fevereiro 20, 2025
Estado de Conservação
Bom
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“Ah, porque foi uma foto de um momento que eu achei muito bonito, né? Assim, a gente tinha essa mania assim, de se encontrar e se abraçar muito, porque a gente passava um bom tempo sem se ver, assim. No caso da correria, do dia a dia, a gente mal conseguia se ver. E aí nesse dia eu quase não conseguia chegar na apresentação. Eu tava numa aula, aí eu saí bem, bem apressado assim e consegui pegar ela cantando ainda. Aí quando ela desceu do palco, falou ali com algumas pessoas e eu sempre ficava esperando o tempo né? Pra ir falar com ela. E aí nesse dia eu falei com ela, a gente se abraçou e aí nesse momento a irmã dela tirou a foto. [...] Foi um dia à noite, né? Acho que eram umas sete horas que eu ia começar a cantar, assim. E aí foi um dia muito lindo assim. Tava tudo muito incrível. A apresentação em si. Ela cantou junto com a [Ágina Oliveira], né? Posteriormente. Ela cantou músicas muito tocantes. Me emocionei várias vezes. E depois disso a gente foi pra outro lugar e depois foi pra casa dela. Foi isso que aconteceu nesse dia. [...] Eu lembro de uma pessoa que chegou depois, que é uma amiga minha da faculdade. Ela viu a gente se abraçando e falou assim: “Que abraço gostoso, gostaria de participar também desse abraço”. Aí essa pessoa pegou e abraçou a gente também. Eu acho que o que pode ficar marcado é sobre esses abraços compartilhados também, sabe? Não só de nós dois ali, mas de como ver esse abraço possibilitou e outras pessoas tiveram vontade de abraçar também.” (Curimatã Oliveira, Acervos Transcestrais, 2024)
Período
Agosto de 2022
Referências Bibliográficas
Não
Exposições
Não
Publicações
Não
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção das coleções pertencentes ao eixo temático Acervos Transcestrais, contemplada por meio do edital Funarte Retomada Ações Continuadas - Espaços Artísticos 2023.
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Data de Registro
fevereiro 20, 2025
Registrado por
Beatriz Falleiros | Ian Habib | Mayara Lacal