Taya Carneiro nasceu em Brasília em 12/03/1993 e se formou no curso de Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da UnB. Na faculdade, também cursou o mestrado e defendeu sua dissertação em março de 2019. Ela também fez outro mestrado em Comunicação Global com bolsa Chevening na Universidade de Goldsmiths, em Londres, no Reino Unido.
Trabalhou como assessora de Comunicação na liderança do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na Câmara dos Deputados, foi consultora para a Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas (OMS) e, mais recentemente, integrou a equipe de Projetos Estratégicos em Comunicação do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) do Ministério da Saúde. Além de ter sido estagiária do Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Taya foi a jovem brasileira convidada para participar do evento oficial das Nações Unidas para o Dia Internacional da Juventude, realizado em 2017 na sede da ONU em Nova Iorque.
Taya sempre atuou como defensora dos direitos LGBTQIAPN+ e de outras populações e comunidades marginalizadas. Foi uma das fundadoras dos coletivos Corpolítica e da ULTRA (União Libertária de Pessoas Trans e Travestis), organizações dedicadas ao empoderamento e defesa de direitos das pessoas trans.
COMO CITAR O MUTHA?
O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:
HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.