Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Acervo
Acervos Transcestrais
Número de Tombo
139
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0139
Objeto
Fotografia Digital
Título
Problemão de Gênero (2)
Autoria
Shake It, “Shake it é quem faz a foto, mas a festa chamava Factory. Shake it acho que é tipo o dono da foto, sabe?” (Lua Stabile, Acervos Transcestrais, 2024)
Identidade e Subjetivação
Descrição Intrínseca
“A gente ali no início da transição, o título eu acho que é Problemão de Gênero. Porque a gente era um grupo de DJs, o título, né? Que é Problemão de Gênero, eu acho. [...] Porque a gente, eu, a Taya e a [Jeff], que é essa outra pessoa aí, é uma pessoa não-binária, negra, aqui de Brasília, que também participava do mesmo coletivo LGBT que a gente construiu na UNB. E a gente, por um momento, alguns meses ali, a gente formou esse trio de DJs das festas de Brasília chamado Problemão de Gênero. E aí a gente tocou nessa festa e foi uma loucura, foi uma loucura essa festa. E aí a gente tocando, a Jeff começou a pular horrores no palco, muito animada com as músicas. E aí, de repente, o computador caiu no chão e acabou a música da festa. E aí ficou um silêncio. E aí a Jeff e a Taya tretaram horrores. A Maria Leo vai poder falar melhor também depois. E é isso, a gente tocava nas festas e era maravilhoso esses momentos. Lembro com muito carinho também. Mas era muito engraçado e era muita loucura também. [...] Ah, essa festa chama... A gente publicou na nossa também, acho. A festa chamava Factory.” (Lua Stabile, Acervos Transcestrais, 2024)
Dimensões
1.600 x 1.066 pixels
Material
Digital
Origem
Festa Factory/Usina/Brasília/DF
Procedência
Brasília, DF
Observações
Não
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Lua Stabile
Data de Aquisição
outubro 15, 2024
Estado de Conservação
Bom
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
Fotografia horizontal com três pessoas posando para a câmera, cada uma expressando uma atitude descontraída. A primeira pessoa, com cabelos longos trançados na cor rosa, rosto fino, sobrancelhas grossas, nariz fino e barba, manda beijos para a câmera. Ao seu lado, Taya Carneiro, uma pessoa de cabelos longos, lisos e claros, com olhos semiabertos realçados por maquiagem e batom vermelho, abre bem a boca mostrando a língua. A terceira pessoa é Lua Stabile, com cabelos pretos e pontas verdes, olha para a câmera com os olhos abertos e faz bico, simulando um beijo. O fundo é totalmente preto, mas é possível identificar a silhueta de alguém ao fundo da imagem. No canto inferior a esquerda podemos ler em letras brancas “Shake it”.
Período
2016
Exposições
Não
Publicações
Redes sociais da Festa e de Lua Stabile
Restauro
Não
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção das coleções pertencentes ao eixo temático Acervos Transcestrais, contemplada por meio do edital Funarte Retomada Ações Continuadas - Espaços Artísticos 2023.
Autorização de Uso
Proibida a utilização total ou parcial desta fonte, em suas diversas formas, como printar imagens e textos, salvar, copiar, replicar, dentre outras. Apenas autorizada a divulgação de link de acesso e título. Para obter autorização para pesquisar, utilizar e citar o acervo do Arquivo Histórico do Museu Transgênero de História e Arte, você deve fazer login e passar pelo processo de cadastramento e aprovação.
Registrado por
Ian Habib | Mayara Lacal | Beatriz Falleiros
Data de Registro
fevereiro 27, 2025