Coleção
Taya Carneiro
Item
TRANS TÁ NA MODA? REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES E PESSOAS TRANS NO JORNALISMO DE MODA
Documento
-
MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024
Identificação e Características do Objeto
Miniatura

Acervo
Acervos Transcestrais
Número de Tombo
160
Número de Registro
MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0160
Objeto
Publicação Digital (Dissertação de Mestrado)
Título
TRANS TÁ NA MODA? REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES E PESSOAS TRANS NO JORNALISMO DE MODA
Autoria
Taya Carneiro Silva de Queiroz
Identidade e Subjetivação
Descrição Intrínseca
A obra documental é a capa de uma dissertação para a Universidade de Brasília, com fundo branco, bandeira da universidade em verde e azul, que tem letterings pretos. Como título “Trans tá na moda? Representação de identidades e pessoas trans no jornalismo de moda” escrito por Taya Carneiro Silva de Queiroz em Brasília, publicado em março de 2019.
Dimensões
210 x 297 mm (A4)
Material
Digital
Origem
Mestrado em Comunicação, Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, DF
Procedência
Brasília, DF
Observações
Não
Tipo de Aquisição
Doação
Pessoa ex-proprietária
Maria Léo Araruna
Data de Aquisição
janeiro 1, 2025
Estado de Conservação
Bom
Classificação Etária
Livre
Informações Contextuais
Descrição Extrínseca
“Este trabalho objetiva analisar a representação de pessoas e identidades trans – compreendidas por transexuais, transgêneros e travestis (esta última eminentemente brasileira) – em matérias jornalistícas das versões online das revistas Vogue e Elle dos Estados Unidos, e Vogue Brasil, desde 2010 até o ano de 2015. Tendo como base tais publicações hegemônicas no campo da moda, objetivamos compreender abordagens comuns e recorrentes que constroem e reproduzem estereótipos, transformando as multifacetadas e complexas identidades em simplificações culturais. Considera-se nesta análise que o jornalismo de moda tem como objetivo central a construção de sonhos de consumo em um universo “limpo” e ordenado, higienizando a diferença com fins de mercantilizá-la. Problematiza-se este tipo visibilidade questionando como identidades que são alvo histórico de controle institucional e marginalização chegam a ser associadas com o mercado de consumo, e, paradoxalmente, com o luxo da alta costura. Que narrativa sobre tais identidades e pessoas é privilegiada neste processo? Quais são as condições para tal associação? O que permanece e o que é modificado quanto aos significados propagados culturalmente pelos estereótipos? Neste percurso analítico destaca-se a inclusão da modelo transexual brasileira Lea T em uma campanha de alta costura da grife francesa Givenchy em 2010. Este evento é situado como um marco temporal tanto por se tratar da primeira vez em que uma modelo trans alcançou protagonismo midiático no campo da moda quanto por delimitar, propriamente, o início da representação das identidades trans no jornalismo de moda. Já no ano de 2014 percebe-se um outro marco a ser destacado, tratando-se da estrita associação entre identidades e pessoas trans com o ativismo identitário focado na discussão sobre “discriminação” e “inclusão”, sendo a política identitária condicional para o início de uma ampliação exponencial deste tipo de representação. Esse processo históricamente localizado embasa disputas culturais acerca da transgeneridade que se refletem e se efetivam também no jornalismo de moda.” Resumo.
Período
Março de 2019
Referências Bibliográficas
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35691?mode=full
Objetos Associados
: MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0140, MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0141, MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0144, MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0158, MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0159, MUTHA.AH.AD.AT.TC.2024.0161
Exposições
Não
Restauro
Não
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Museu Transgênero de História e Arte - Mutha para a construção das coleções pertencentes ao eixo temático Acervos Transcestrais, contemplada por meio do edital Funarte Retomada Ações Continuadas - Espaços Artísticos 2023.
Autorização de Uso
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Registrado por
Beatriz Falleiros | Mayara Lacal | Ian Habib
Data de Registro
fevereiro 19, 2025